Consertando máquina de lavar Electrolux, com Arduino

Introdução

Neste post, vou mostrar como podemos resolver o problema de uma máquina de lavar com relógio analógico, que vivia dando problemas! Nunca entendi o que passava na cabeça dos engenheiros quando criaram (a uns 9 anos atrás) o projeto desta máquina, por que usar um relógio analógico para fazer algo que envolve programação? Daqui a pouco você vai entender do que estou falando.

A ideia de desenvolver esse projeto já existia ha muito tempo, mas claro, eu sabia que iria demorar muito para fazê-lo, e sabia que até aquele tempo era supérfulo, afinal a máquina estava funcionando.

O problema

O que ocorreu recentemente foi que a máquina parou de funcionar. Nesse período eu e a mãe já estávamos de saco cheio de levá-la na assistência e o pessoal trocar 60% dos componentes para depois encontrar o “real problema”. Resolvi então que iria consertá-la, seja lá como fosse.

A primeira tentativa foi fazer o conserto tradicional, tentando apenas arrumar somente o ponto do problema. O que ocorria era a carbonização entre os contatos do relógio mecânico (qual contém a programação das rotinas da máquina, ou seja, ele “sabe” quando ligar o quê).

Para entendermos melhor do que estou falando, vamos ver algumas imagens da máquina:

Foto frontal da máquina de lavar e seus respectivos botões de configuração
Relógio mecânico que contém a programação dos passos da máquina removido
Contatos internos do relógio. Repare que aqui temos 5 pinos, onde o do meio é o “pino mestre”, qual faz conexão com os outros 4

O problema que ocorre quando um conector carboniza é simples: ele não permitem mais a passagem de energia elétrica, fazendo com que o dispositivo conectado a ele (seja motor, lâmpada, etc) não faça seu papel, fazendo com que a máquina pare de funcionar, ou fique “meio maluca” – o que é mais provável.

Para ficar mais claro o que fiz nesse relógio, nas várias tentativas em consertá-lo, mostro abaixo as imagens que fiz em abril de 2010 (sim, esse problema já era bem antigo), quando “resolvi o problema” apenas lixando os contatos que estavam carbonizados.

Ponta de contato antes de ser lixada
Ponta de contato lixada (do outro lado)

Depois de muitas tentativas em consertar o relógio, verifiquei que não adiantava, afinal ele voltava a carbonizar em poucos meses de uso. A solução seria então trocá-lo por um novo: ótima ideia! Foi aqui que minha antiga ideia finalmente mostrou-se útil.

Quando liguei na loja autorizada de minha cidade (Videira – SC) para verificar o preço, eles falaram que esse modelo de relógio agora mudou, “é maior” disse-me a vendedora. Ok eu pensei, então pedi quanto cobrariam para trocá-lo. Antes de me passar o valor, porém, fui informado que para trocar o relógio precisaria também trocar todo o chicote da máquina (chicote eles se referem aos fios de conexão internos), certo, então questionei, por que trocar? Não dá para simplesmente adaptar ao novo relógio?

Infelizmente a resposta foi não e o orçamento final iria passar dos 200,00 reais, que apesar de ser um custo razoável para esse tipo de conserto, eu julguei não valer à pena, simplesmente pelo fato da loja ter sido tão inflexível. Poxa, desde quando não dá para adaptar??? Aqui veremos que podemos fazer muito mais do que uma simples adaptação de “chicote”…

A solução

Confesso que fiquei até feliz por não ter dado certo o esquema com a loja. Não que eu não quisesse resolver o quanto antes o problema, mas é que assim seria inevitável eu colocar minha ideia em prática hehe.

Feita as devidas negociações de tempo com minha mãe, resolvi tirar do papel “a tal ideia”. Pensei inicialmente: “Basicamente preciso mapear todas as conexões feitas pelo relógio mecânico e esse deverá ser meu maior problema”. Erroneamente porém, não tive nenhum grande problema, somente pequenos pontos de ajustes que você irá conferir depois.

O primeiro passo – Mapear os valores do relógio mecânico

Parti logo para o que julgava ser o mais difícil, afinal defendo a ideia de que fazendo o mais difícil o resto é mole e se seu projeto não parar nessa primeira etapa então ele vai dar certo!

O princípio de funcionamento do relógio mecânico, ou o seletor de programas é muito simples. Ele contém 4 camadas de chaveamento, onde cada camada possui chaves independentes acionadas por um “rotor principal”. Esse rotor não tem nenhum segredo. Alguém lembra daquelas caixinhas de músicas?

“O piano” da caixinha de música. Fonte: Wikipedia

O princípio de funcionamento é mesmo: “programação mecânica”. A música da caixinha era gravada em um rolo, qual girava em uma mesma velocidade enquanto havia força na mola em que se dava a corda.

Neste rolo eram presas pequenas esferas quais tocavam de forma sincronizada as astes de ferro que vibravam em uma determinada frequência. Todas juntas reproduziam uma música maravilhosa, não preciso falar do incrível dançar da bailarina, preciso?

O que fiz, foi então conectar fios em cada chave do relógio mecânico. Podemos ver essas chaves como simples relés, onde, a maior parte delas, possui os estados NA (normalmente aberto) e/ou NF (normalmente fechado). Esses fios então foram conectados à leds, indicando o exato momento em que a chave acionou. Aqui vemos uma utilidade sem igual da protoboard: simples e prática!

Desta forma eu coloquei o “ponteiro” do relógio mecânico no ponto qual julgava ser o “minuto 0”. Observei que esse relógio tem extatos 60 pontos (cada ponto é “executado” a cada 2 minutos), então cada ponto tem uma sequência de acionamento de chaves, e era exatamente isso que eu precisava mapear.

O tempo de acionamento de cada estágio é de 2 minutos, como dito anteriormente. Ele é sincronizado com os 60Hertz da rede elétrica, quais fazem um motor girar levando uma espécie de pá para frente e para traz e essa pá é que vai aos poucos girando o ponteiro do relógio mecânico. Admito que o esquema é muito engenhoso e de tirar o chapéu. O problema é que eu acabei perdando uma pequena mola que estava ligado nessa pá, não permitindo que eu reproduzisse aqui seu funcionamento. De qualquer forma, acredito ser muito mais fácil programar isso tudo :) .

Nomeei as chaves de cada nível do relógio em A, B, C e D. Para o primeiro nível temos 4 interruptores: ou seja: A1, A2, A3 e A4. O Aref é o pino “mestre” que falei antes, qual faz conexões independentes entre os outros, seguindo essa lógica: A1 OR A2 AND A3 OR A4. Isso quer dizer que Aref está conectado com A1 ou com A2 e ao mesmo tempo pode estar conectado com A3 ou A4.

O mesmo ocorre para as chaves B1 OR B2 AND B3. A chave C funciona de forma mais simples: Cref está conectado apenas em C1 ou em C2. A chave D1 é a mais simples: está ligada ou não.

Fios soldados no relógio mecânico com respectivas legendas
Leds na protoboard correspondendo a cada chave do relógio mecânico
Rascunho do mapeamento das chaves

Tendo feito essas conexões físicas, tudo que precisei fazer foi posicionar o ponteiro em cada estágio, e anotar os valores lidos em cada led. Coloquei tudo isso em uma planilha e depois apenas à converti em uma matriz booleana de 10×60.

A programação final da máquina pode ser conferida nas imagens a seguir:

Programação do relógio em uma planilha

E aqui a conversão dos dados acima para programação:

Programação do relógio – em linguagem C

Feito isso a primeira parte estava concluída, afinal toda a lógica da máquina, antes mecânica, agora completamente mapeada para um programa de computador!

Segundo passo – Construir o circuito elétrico

Tendo feito o mapeamento, o que precisei fazer então foi a parte física que substituiria os contatos do relógio mecânico. Como dito anteriormente, ele não passa de uma série de relés, então resolvi fazer o óbvio: usar relés!

Humm, mas aí vem a pergunta: “Paulo, não dá para otimizar isso com os famosos TRIACs BTA?”. Droga, se você pensou isso tem completa razão. Infelizmente, preciso admitir aqui que não fiz um estudo tão aprofundado da máquina para saber exatamente quais relés poderia ter substituido por BTAs, mas tenho certeza de que a maioria deles poderia ser.

Porém, como eu tinha uma urgência em terminar o projeto, usei o mais fácil: simples relés de acionamento. Esse projeto tem várias possíveis melhorias, mas como um “eterno protótipo” está muito funcional até o momento, depois darei mais detalhes sobre a inesperada estabilidade dele.

Definido os atuadores, o que fiz foi então separar todos os componentes que iria precisar na montagem da placa. Entre eles temos vários relés, onde alguns são de 40A e outros de 15A, vários resistores, regulador de tensão 7805, bornes de conexão na placa, transistores BD137 (para acionar os relés), diodos de proteção contra corrente inversa causada pela bobina do relé, um display LCD 16×2 que removi do shield que o professor Herculano havia me emprestado, obrigado Herculano! (Parece que depois de alguns meses “apareceu” um irmão gêmio do Shield e este foi devolvido com segurança hehe). E claro, o mais importante: o chip do Atmega328 com seus respectivos componentes básicos como oscilador e capacitores 27pf (quais não aparecem na foto).

Componentes separados para montar a placa
Ok, admito, adoro tirar fotos com peças…
Layout inicial da placa

Após definir o layout básico e ter separado todos os componentes era hora de começar a colocar a mão na massa. Não vou postar aqui o esquema do circuito elétrico até porque não o fiz, pois existem muitos tutoriais na internet mostrando como acionar relés e outros componentes através da lógica TTL (5V). Aqui você pode encontrar um excelente tutorial do Rogercom que explica como fazer isso. Você pode também se inspirar na placa Tomad@ da Globalcode.

Eu soldando os componentes na placa ilhada
Componentes soldados na placa ilhada
Trilhas feitas através de fios e solda na placa ilhada

Como removi o display LCD de seu shield (não faça isso ok? eu quase o danifiquei fazendo, é melhor ter paciência e comprar um display avulso), precisei então montar uma base para ele. Aí entrou em ação meu modo gambiarra hehe, e é nessas horas que fazemos as melhores coisas: Encontrei um AP queimado (eu não consigo jogar fora essas coisas) e dei uma analisada em sua capa. Logo percebi que as hastes que parafusam um lado ao outro da capa poderiam perfeitamente ser usadas como base do meu display. Acompanhe o processo:

Ap aberto e suas hastes
Usando soldador para remover a haste do ap
Haste pronta para ser removida

E aqui a parte final:

Todas as hastes removidas e parafusadas no display
Analisando o próximo corte – para fazer a base principal do display lcd
Display lcd 16×4 perfeitamente montado em sua nova base

Depois de montada toda a placa, desenvolvi uma interface de programação, afinal não vale à pena deixar num projeto desses um sistema de gravação completo (FT232BL e etc), pois ele será raramente usado. Tendo isso em vista, com 5 pinos criei uma simples interface de programação, com comunicação serial, alimentação e pino de reset. Liguei essa interface ao meu adaptador USB -> RS232 (que acabou virando um gravador serial excelente graças a adição de 1 capacitor 104) e a partir desse ponto já podia gravar software no chip Atmega. Repare que nesta imagem estamos testando tando o display LCD 16×4 quanto os relés (e seus respectivos LEDs):

Placa ilhada com todos os componentes funcionando e o gravador Serial conectado

Na foto temos todos os componentes montados e funcionando. Não cabe à este post explicar como usar o Arduino diretamente na placa, existem tutoriais explicando isso na internet.

Veja que usei um regulador 7805, que reduz, neste projeto, 12V da fonte de alimentação para 5V necessários para alimentar o Atmega 328. Atenção! É essencial usar dois capacitores para esse regulador de tensão, do contrário você não terá 5V estabilizados na saída! (apanhei muito antes de cair a ficha de que deveria seguir o esquema indicado pelo fabricante. Aqui um tutorial em português).

Feito isso a placa estava praticamente pronta, faltando apenas cortá-la no tamanho correto para colocá-la em uma caixa adequada.

Terceiro passo – Construindo a caixa para acoplar a placa ilhada e seus componentes

Uma vez desenvolvida a placa e testada, eu simplesmente teria que fazer um bom suporte para acoplá-la. Não sou muito bom e fazer coisas bonitas, e como adoro madeira, peguei logo alguns pedaços de MDF que tinha aqui em casa, uma serrinha de serrar ferro, uma régua um canetão e fui cortar a caixa.

O processo de construção de uma simples caixa não envolve muito segredo. Basicamente precisamos de um fundo e 4 “paredes”, veja:

Placa ilhada cortada no tamanho correto e pronta para ser usada como medida
Medidas feitas no MDF
Caixa montada e pronta para ser pregada (com pregos 9mm!)

Quarto passo – instalação da placa na máquina

Aqui as coisas começaram a ficar incrivelmente emocionantes, afinal estava tudo pronto para dar certo, nessa altura o software já estava construido e rodando (Apesar de eu não adentrar no funcionamento do programa, disponibilizo o código fonte mais à frente caso você queira estudá-lo). Tinha tudo para dar certo eu pensava, afinal só troquei umas chaves analógicas por outras “digitais”. Felizmente eu estava certo, mas depois você verá o video final.

O que eu precisava fazer agora era cortar fios de tamanho bom para ligar a máquina até a placa. A distância dos fios foi de 1 metro aproximadamente. A sobra é útil quando precisa-se limpar atrás da máquina ou fazer alguma manutenção. Comprei fios de várias cores para facilitar a conexão deles no circuito.

Algumas conexões da máquina exigiam mais corrente e para estas usei os relés de 40A e um par de fios para fazer a conexão com a placa, isso tudo para garantir que transferência de corrente não seria um problema. Provavelmente eu tenha superdimensionado o circuito, mas assim trabalhei mais tranquilo.

Confira as imagens:

Fios soldados – dois fios para maior transferência de corrente
Fios conectados à placa ilhada
Conexões dos fios nos bornes da placa

Após conectado os fios na placa o próximo passo foi conectá-los à máquina! Finalmente, uma interface! Para não fazer um sistema muito intrusivo, e facilitar futuras manutenções, revolvi usar conectores na máquina. Aqui é o ponto que a loja disse “não dá para adaptar”. Siiim, dá sim, veja nas fotos abaixo.

Foi necessário fazer um pequeno buraco na capa da máquina (sorry mama) para a passagem dos fios. Feito todas as conexões, meu ambiente de testes estava montado! O notebook ao lado foi usado para acompanhar o retorno serial feito pelo programa, informando o que extamente estava fazendo e também para fazer atualizações do programa “em tempo real”. Nos videos isso fica mais claro.

Fios adaptados ao conector da máquina, sim, é possível!
Fios passando pela capa plástica da máquina
Ambiente de testes

Quinto passo, Fazendo tudo funcionar!

Nessa etapa é que os nervos ficam a flor da pele! Em teoria está tudo pronto, mas você com a conhecida experiência de programador, sabe: vai dar pau! hehe. E realmente, um programa nunca funciona de primeira! Mas isso é normal. Confira no video abaixo como foi emocionante fazer os testes.

Caso o video não abra, este é o link: https://www.paulotrentin.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Consertando-máquina-de-lavar-Electrolux-com-Arduino.mp4

Por fim, o sistema instalado, terminado e funcional!
Veja que ele gera uma certa interação com a mãe. Futuramente pode-se desenvolver um comportamento para a máquina do tipo “ainda quer lavar?”, “estou exausta”, “Como é bom ser uma máquina de lavar roupas” e assim por diante.

Placa instalada na prateleira e rodando o sistema
Máquina dando boas vindas para a mãe
Máquina feliz por ter terminado seu trabalho
Máquina finalizada e em uso

Código fonte do Programa

Como dito anteriormente, não vou aprofundar-me no código fonte, até porque ele está bastante fácil de entender. Fique atento, esse código não está otimizado ok? Peço desculpas aos desenvolvedores avançados…

Apesar de simples, sempre tem muito que podemos aprender. Esse sistema trabalha com a EEPROM do Arduino, afinal caso seja aberta a tampa da máquina ou acabe a luz, o sistema se desliga, e precisa saber onde estava para continuar seu trabalho.

Ele também trabalha com o display LCD, qual você poderá notar a simplicidade que é em se trabalhar. Veja também que o programa não usa o método loop() do Arduino. Bons estudos!

/*
  Programa de controle para maquina de lavar
  Paulo Marcos Trentin
  em: 04-10-11
  terminado versao 1.0 as 16:26 - coisas a melhorar
*/

#include <EEPROM.h>
#include <LiquidCrystal.h>

//  Controle dos pinos atuadores
#define pinA1 A4
#define pinA2 4
#define pinA3 3
#define pinA4 5
#define pinB1 7
#define pinB2 A2
#define pinB3 A3
#define pinC1 A0
#define pinC2 6
#define pinD1 A1
#define pushButton 2

//  Dados para controle da EEPROM
#define WORK_STATE 0
//  A = 0, B = 1, C = 2, D = 3, E = 4, F = 5
#define PROGRAM_LETTER 1
//  Controle de reinicio. Usado para exibir mensagens
#define REBOOT 2

//  Define variaveis globais
int letter = 0; //A

//  Matriz da programacao da maquina (matriz de 10x60)
boolean states[][60] =  {   {0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,1,0,0},
{0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0},
{1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,0,0,1,0,1,0,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0},   {0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0},
{1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,0,0,0,0,0,1,0,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0},
{0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,0,1,0,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0},
{1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1},
{0,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0},
{0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,0,0,0,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0},
{1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0},
                          };

//  Define sequencia de estagios para cada letra (matriz de 6x2)
int letters[][2] = { {1,15},  //A
                      {16,29}, //B
                      {30,37}, //C
                      {38,41}, //D
                      {42,50}, //E
                      {51,60}  //F
                    };
/*
  min 42 e 43 esvazia agua do cesto
  44 centrifuga
  47 enche de agua

/*
/*  Obtem a letra de acordo com seu valor decimal */
char* getLetter()
{
  byte letter = getState();

  for (int i = 0; i < 6; i++){       if (letter >= letters[i][0] && letter <= letters[i][1]){
        return getCharLetter(i);
      }
  }
}

char* getCharLetter(int i)
{
  switch(i){
    case 0:
      return("A");
    case 1:
      return("B");
    case 2:
      return("C");
    case 3:
      return("D");
    case 4:
      return("E");
    case 5:
      return("F");
  }
}

//int vectorPins[] = {A4,3,4,5,6,7, A0, A1, A2, A3};
int vectorPins[] = {pinA1, pinA2, pinA3, pinA4, pinB1, pinB2, pinB3, pinC1, pinC2, pinD1};
LiquidCrystal lcd(13, 12, 11, 10, 9, 8);
int pins = 10;

void setup() {
  Serial.begin(9600);

  //  Inicia LCD
  lcd.begin(16, 2);

  //  Define pinos como saida
  for (int i = 0; i < pins; i++){
    pinMode(vectorPins[i], OUTPUT);
  }   

  //  Usada em manutencao para inicio da maquina
  //eraseEEPROM();   

    //  Verifica estado atual
    int state = getState();
      if (state == 60){
        //  Imprime mensagem de boas vindas
        printStartupMessage();
        //  Deixa a maquina em estado de descanso (passo 60)
        setPins(60);
      }else{
        int value = EEPROM.read(REBOOT);
        Serial.print("eemprom value: ");
        Serial.println(value);
        if (value == 0){
          for (int i = 5; i > 0; i--){
            lcd.clear();
            lcd.print("Voltando ao");
            lcd.setCursor(0,1);
            lcd.print("trabalho em ");
            lcd.print(i);
            lcd.print("...");
            delay(1000);

            if (checkButton()){
              delay(500);
              if (!digitalRead(pushButton)){
                setState(60);
                lcd.clear();
                lcd.print("Trabalho");
                lcd.setCursor(0,1);
                lcd.print("cancelado");
                delay(2000);
                break;
              }
            }
      }
    }else{
      //  Desativa flag
      EEPROM.write(REBOOT, 0);
    }

    boolean control = true;
    if(getState() == 60){
      control = false;
    }else{
      lcd.clear();
      lcd.print("Vamos la!");
      delay(1500);
    }

    while(control){
      control = newStep();
      //  Aguarda 2 minutos
      Serial.print("Aguardando 120 segundos: ");
      for (int i = 1; i <= 120; i++){         delay(1000);         Serial.print(i);         Serial.print(" ");       }       Serial.println("Ok");     }   }   boolean control = true;   while(control){     if (checkButton()){       delay(500);       if (!digitalRead(pushButton)){         delay(500);         if (!digitalRead(pushButton)){           //  Informa ao usuario o inicio da rotina           lcd.clear();           lcd.print("Iniciando");           lcd.setCursor(0,1);           lcd.print("letra ");           lcd.print(getCharLetter(letter -1));           lcd.print(" ...");           Serial.println("Clicou > 1 segundo");

          //  Executa o inicio da rotina
          setState(letters[letter -1][0]);
          delay(2000);

          //  Reinicia rotina do programa para rodar a configuracao
          EEPROM.write(REBOOT, 1);
          delay(1000);
          asm volatile ("jmp 0x0000");
        }
      }else{
        //  Controla o tamanho de letter
        if (letter == 6) letter = 0;

        lcd.clear();
        lcd.print("Rotina ");
        lcd.print(getCharLetter(letter));

        //  Incrementa letter
        letter++;
      }
      Serial.print("Clicou");
    }
  }
}

void printStartupMessage()
{
  //  Verifica se a maquina estava lavando algo
  lcd.print("Oi Neusa, vamos");
  lcd.setCursor(0,1);
  lcd.print("lavar?");
}

/*
  Manipula botao de interacao com o usuario
*/
boolean checkButton()
{
  int value = digitalRead(pushButton);

  if (value == 0){
    Serial.println("Clicou");

    //  Apenas faz beep
    beep();
    return true;
  }

  return false;
}

/*
  Zera a EEPROM do Atmega8/168 (512 Bytes)
*/
void eraseEEPROM()
{
  for (byte i = 0; i < 255; i++){
  EEPROM.write(i, 0);
}  

//  Inicia maquina desligada (estado = 60)
EEPROM.write(WORK_STATE, 60);
  //  Define letra A como ativa
  EEPROM.write(PROGRAM_LETTER, 0);
  //  Ajusta flag
  EEPROM.write(REBOOT, 0);
}
/*   Salva estado atual do programa na EEPROM.   O estado e armazenado em passos, 1 - 59 no primeiro endereço da memoria (0) */
void setState(byte value){
  Serial.print("Salvo estado WORK_STATE: ");
  Serial.println(value, BIN);
  EEPROM.write(WORK_STATE, value);
} 

/*   Le o estado atual do programa */
byte getState(){
  return EEPROM.read(WORK_STATE);
} 

/*   Avanca um passo no programa */
boolean newStep() {
  //  Obtem o passo atual
  int state = getState();
  //  Exibe no lcd o que esta fazendo
  lcd.clear();
  lcd.print("Executando");
  lcd.setCursor(0,1);
  lcd.print("tarefa ");
  lcd.print(getLetter());
  lcd.print("  Min:");
  lcd.print(state);
  if (state >= 60){
    //  Finaliza programa
    Serial.println("Programa encerrado.");
    lcd.clear();
    lcd.print("Uffa,");
    lcd.setCursor(0,1);
    lcd.print("       terminei!");
    setPins(60);

    delay(1000);

    delay(500);
    beep();
    delay(200);
    beep();
    delay(200);
    beep();

    return false;
  }

  //  Executa fisicamente o passo (aciona reles)
  setPins(state);

  //  Se o passo for 1 ou 47, atrasa 5 minutos
  if (state == 1 || state == 47){
    Serial.print("Atrasando 5 minutos para encher de agua: ");

    for (int i = 1; i <= 300; i++){
      Serial.print(i);
      Serial.print(" ");
      delay(1000);
    }
    Serial.println(" Ok");
  }

  //  Avanca e salva o passo na memoria
  Serial.print("State: ");
  Serial.println(state);
  setState(++state);

  return true;
}

void setPins(int state){
  for (int j = 0; j < 10; j++){
    boolean value = states[j][state -1];
    Serial.print(value,BIN);
    digitalWrite(vectorPins[j], value);
  }
  Serial.println();
}

void beep() {tone(A5, 900, 100);}

void loop() {}

Conclusão

Esse projeto foi iniciado no dia 2 de outubro de 2011 e teve sua conclusão 7 dias depois. Ele significou muito para mim, pois identificar um problema, desenvolver e validar uma solução eletrônica sempre foi algo complexo e que até então não havia conseguido fazer algo de maneira eficaz.

Quando mais novo (12 anos em diante) até esse projeto, sempre tive enormes dificuldades em terminar minhas ideias (exceto é claro minha carregadeira feita aos 13 anos, que não tirei nenhuma foto :( – as câmeras digitais não eram populares naquele tempo). Sempre comecei muito empolgado e depois acabava desistindo seja qual for fosse o motivo – normalmente tinha uma ideia melhor e desmontava a anterior para fazer a próxima (falta de peças hehe). Então, se você é assim, muito empolgado em desenvolver algo e com o passar do tempo trabalhando no mesmo projeto se sentir desanimado, lembre-se: eu passei muitas vezes por isso, o importante claro é continuar, continuar, continuar. Um dia chegamos lá!

Dica:
Quando for desenvolver qualquer tipo de projeto eletrônico, separe-o em etapas bem definidas, depois execute cada uma como se fosse a mais importante e não tenha pressa em testá-lo! Desfrute cada pedaço do todo com muita paciência. As chances de concluir sua ideia só aumentarão.

O que mais me impressionou foi a estabilidade do “eterno protótipo”, pois 4 meses depois, a máquina continua lavando roupas, sem reclamar e sem travar! Eu imaginei que iria ter muita dor de cabeça ainda, mas repito: fiquei impressionado com a estabilidade do Atmega 328. Não tenho experiência com PIC ainda, mas será que com um circuito “tão pobre” como o desenvolvido aqui ele teria a mesma estabilidade? Fica aberta essa questão para daqui alguns meses/anos eu responder.

Espero sinceramente ter lhe ajudado em algo, obrigado pela paciência em ler até aqui.

Agradecimentos

Obrigado mãe, por ter confiado em mim e ter tido paciência de ficar 7 dias sem lavar roupas aguardando, sem garantias, o desenvolvimento e teste do projeto que iria consertar a máquina.

258 Comments

      1. Gostei muito do seu projeto e sua praticidade ao resolver, gostaria de saber se vc fez algum curso em eletronica para chegar a esse nivel, pois eu trabalho em um ramo totalmente diferente, mas adoro mexer com eletronica mas por enquanto sou apenas um curioso, as vezes conserto dvds algumas placas mas sem entender muito, aguardo suas respostas e quem sabe pode me ajudar porque gosto muito de inventar com peças recicladas de computadores etc.

        1. Oi Michel,

          sim fiz um curso de eletrônica faz uns 3 anos, aqui na escola CDI de Videira, com um excelente professor, o Diocir Loof.
          Antes do curso eu tinha muita dificuldade com conceitos básicos como transistores, transformadores, diodos etc. Também sempre comprei aquelas revistas “Eletrônica Total”, “Saber eletrônica” etc, pois trazem projetos interessantes e que aos poucos vão lhe ajudando a entender o funcionamento de cada componente.

          Em relação a programação sou formado em Ciência da Computação, um curso que me ajudou muito a entender um pouco mais desse mundo tecnológico, e me deu bases boas (graças a excelentes professores que tive) em computação.

          Espero que comece seus estudos, se tiver dúvidas posso ir lhe ajudando com o que puder.

          Abraços

          1. Cara, parabéns pelo projeto, ficou muito bom mesmo. Sou estudante de eletrônica,estou trabalhando com Arduino no meu TCC e achei seu trabalho sensacional. Uma vez mais, parabéns!

  1. Fico muito bom e o acabamento fico bem proficional, falta só agora colocar um tubo do cesto de roupa suja direto para maquina e deixar que ela ative sozinha quando estiver cheia =D.

    1. Oi Tonny, hehehe tem razão,

      já imaginei um braço robótico instalado no teto da lavanderia que pegasse as roupas sujas e colocasse (separadamente) na máquina. Porém claro, percebi sérias variáveis como: tipo de decido, coloração, objetos a serem retirados dos bolsos… enfim, futuramente quem sabe!

  2. cara vi que vc manja do assunto.bom direto ao assunto….tenho uma eletrolixo ml06 apresenta o seguinte problema.enche mas não centrifunga e não bate a roupa ja troquei a placa e o timer.motor funcinado fora da maquina ja testei .tens alguma ideia,do que pode ser obrigado

  3. Nossa que legal sua iniciativa, se você quiser eu tenho um artigo que fiz sobre reconhecimento de cores de roupas, é bem simples… Quem sabe vc não faz um braço mecânico.

    Eu detesto lavar roupa, seria mto bom ter uma lavanderia automática rsrsrs

    Até mais.

    1. Olá Anna,

      apesar de ainda imaginar ser difícil desenvolver tal equipamento (são muitas variáveis em jogo!), adoro novas ideias. Me manda seu artigo, fazendo favor, vai ser muito útil estudá-lo. Qual foi seu objetivo em fazê-lo?

  4. Eu peguei o projeto andando na verdade, mas o objetivo foi desenvolver uma máquina de lavar com acessibilidade, foi um projeto vencedor do INOVA, um programa desenvolvido pela Whirlpool (Consul e Brastemp) para desenvolver idéias inovadoras. Esse projeto foi transformado em um projeto de pesquisa dentro da universidade que estudei, e foi ai que eu entrei, já estava pronta a máquina mas precisava ser aperfeiçoada. Fiz uma pesquisa bibliográfica mto legal sobre reconhecimento de cores, e ajudei meu professor no trabalho de identificação de cores, quando pegamos o projeto inova identificava tonalidades (claro, escuro) quando eu sai identificava cerca de 16 tonalidades de cores. Me passa seu e-mail que te envio o artigo. Até mais.

  5. Paulo,

    Segui vc. lá do sem comment no "Link do Estadão" sobre Arduino.

    Meus parabéns!

    Minha primeira boa impressão foi como vc. documentou a saga, muito preciso e esclarecedor!

    Mas o que mais me impressionou é como – em uma semana – vc. conseguiu analisar, reprogramar e ainda montar todo o hard. Na minha humilde opinião, é um ato transgressor do maneira como consumimos as coisas.

    1. Oi Edu,

      fico muito agradecido pelas considerações!
      Realmente superou minhas espectativas este projeto, afinal a máquina ainda está funcionando (depois de meio ano) sem nenhum problema!

      E viva o Arduino! hehehe

  6. Sou iniciante nesta atividade e adorei encontrar estas informações no eu projeto.

    Quero me especializar com o seguimento de maquinas industriais. acredito que os proncipios são os mesmos.

    Voce pode ajudar neste seguimento? Eu adoraria voce é fera no assunto!!!

    1. Oi Antonio,

      muito interessante essa ideia de máquinas industriais. Normalmente o pessoal usa CLP para o controle, afinal, pelo pouco que entendo, é muito robusto.

      Estou sempre disposto à ajudar amigo, farei o melhor que puder, então só entrar em contato comigo por email: paulo@paulotrentin.com.br

      Bem vindo ao maravilhoso mundo da eletrônica e programação!

  7. por acaso vc conheceria algum site onde eu possa encontrar o esquema de montagem da parte eletrica-eletronica da maquina de lavar eletrolux modelo LT60 6kg

    isso que dar ser curioso , desmontei agora nao sei montar rsrsrs

    1. Oi Diogo,

      Obrigado pelas considerações,
      que bom que desmontou a máquina, coragem é tudo! heheheh, olha só, para resolver seu problema é simples, basta olhar o manual técnico (service manual) da máquina.

      Tem tudo lá.

      Passa aí depois para dizer como foi a montagem,
      abraços!

  8. Cara você é maluco…

    Assisti sua palestra no TDC. Meus parabéns!
    Ficou muito massa, com cara de gambiarra. Luzinhas e painel LCD aparecendo…

  9. Alo Paulo,

    Parabéns pelo projeto.
    Tua maneira de explicar é muito clara e objetiva. Nem sempre quem tem conhecimento sabe se expressar e transmitir conhecimento adequadamente.

    Colocar o Arduino como “Gerente de Lavanderia” foi muito legal. he he he

    Lauro Becker – Porto Alegre(RS)

    1. Oi Lauro,

      obrigado pelo retorno. Comentários assim é que motivam para continuar este trabalho…
      A ideia futura é implementar personalidade na máquina fazendo-a reclamar se trabalhou de mais, elogiar a dona e assim por diante hehehe

      Abraços

  10. Parabens a você e sua gentil mãe.
    Fiquei emocionado com a sua forma de solucionar um problema real de sua casa e com a abordagem tecnologica usada para realizar o projeto.
    Excelente solucao.

    Parabens ao seu trabalho inspirador

  11. Primeiro parabéns! Não pelo projeto e sim pelo carinho com sua mãe.
    Agora um parabéns pelo belo projeto e execução rápida…
    Tenho um eletrolux aqui em casa que ta parada… Comprei outra pois não tinha mais “saco” em reparar ela.
    Tava procurando material para estudo, afim de desenvolver o meu próprio projeto. Um especie de placa genérica para qualquer maquina de lavar. (minha mãe tb tem um parada pelo mesmo problema).
    Seu projeto servira de muita valia para construção do meu. É claro que não vou conseguir ser tão rápido como vc. Mas farei o possível para documentar tudo e publicar em algum lugar para conhecimento de todos.
    Se não for incomodar gostaria de contar com sua ajuda caso eu esbarre em algum problema durante o meu projeto.
    Mas um vez parabéns pelo incrível projeto.

    1. Olá Guilherme!

      opa, muito obrigado! Maravilha, mais um projeto de máquina de lavar!
      Fico disposto a ajudá-lo, conforme o tempo colaborar. Estou muito feliz que tenha mais alguém seguindo esta ideia.

      Boa sorte, muita paciência, e sucesso!

  12. bom-dia,tenho uma eletrolux lte6 faz quase tudo, mas não centrifuga, esta com um problema: funciona com a tampa
    aberta, acredito que por isso não centrifuga, creio que um mecanismo de segurança trava a maquina. muito parecido com o seu problema, acho que as peças tem formato diferente e alguma coisa a mais que a da sua maquina, se puder matar essa charada fico agradecido, forte abraço.

    1. Olá Andre,

      não tenho muita experiência com manutenção destas máquinas, exceto a vista aqui hehe.
      Mas acredito que seu problema esteja mesmo relacionado ao sensor de abertura da tampa. Esta máquina da minha mãe não faz nada com a tampa aberta.
      No seu caso, acredito que sua máquina deve verificar somente se a tampa está aberta na hora de centrifugar (processo mais perigoso), por esse motivo funciona até este estágio.

      Mas se for o sensor é simples: Abra a máquina, localize o sensor da tampa e feche curto nos dois fios que são ligados nele. Você estará neste momento simulando o fechamento da tampa. MAS:
      ATENÇÃO: se encontrar mais que dois fios não feche nenhum curto!
      ATENÇÃO2: JAMAIS trabalhe em um dispositivo ligado à tomada sem um calçado de borracha bem isolado e seco.
      ATENÇÃO3: cuidado com choque elétrico. não me responsabilizo pelos seus atos. Faça o que sugeri APENAS se tiver segurança para isso.

      Bons testes e passa aqui depois para dizer se funcionou.
      Abraços

  13. Paulo lindo trabalho, te invejo! no bom sentido.
    Paulo estou com problema na minha maquina eletrolux 8 kilos, ela parou derrepente e nao ascende nada nao da sinal de vida, nem aquela luizinha verde ascende, verifiquei que a corrente eletrica passa por ela, vc tem alguma ideia do que pode ser?

    1. Oi Marcelo,

      hehe como já falei em outros comentários, não tenho experiência em manutenção de máquinas, exceto a vista aqui.
      Mas minha máquina não dá sinal de vida se o sensor da tampa não funciona, por exemplo. Pode ser isso.

      Mas pode ser uma série de fatores. Recomendo levar em uma assistência.
      Caso for se aventurar, CUIDADO: energia elétrica mata!

      Bons testes!

  14. estou ficando doido tambem com a minha maquina eu ja fis de tudo mas nao acho a solucao a minha maquina nao bate ela gira direto nao cosigo achar a soluçao me diseran que era defeito na placa pf me indique a soluçao deste proplema obr.

    1. Oi Elias,

      como já comentei anteriormente a outros colegas, não tenho experiência com manutenção de máquinas de lavar, exceto a vista aqui.
      Recomendo que leve sua máquina a uma assistência autorizada.

  15. Do alto dos meus 52 anos, com experiência em eletrônica e computação, só posso ficar de pé e aplaudir essa sua determinação e espirito Hacker.
    Você conseguiu demonstrar na prática, o que é ser um verdadeiro Hacker.
    Parabéns guri.

  16. Cheguei aqui porque o botão da minha Eletrolux ficou maluco…
    Morro de inveja da tua mãe… heheheh
    Parabéns pelo projeto!
    E pela descrição. Eu não entendo de programação, mas entendi o que você fez.

  17. O se vê em assistência técnica ´´e a indisposição de resolver problemas de fácil solução; ainda mais com um custo exagerado para usuários em conhecimento tanto de mecânica quanto de eletrônica. Visualizo isto diariamente discutindo com técnicos (que se dizem sem conhecimento) necessário. Cabe a nós mostarmos que someos capazes de solucionar problemas até mais complexos. Parabenizo pela seu nível de conhecimento e sua perspecaz em solcionar o problema. E tmbém pela paciência de sua mãe em esperar solução.

  18. Meu caro ‘cientista’, assim o considero, não entendo nada de máquina de lavar, a não ser o procedimento que vejo minha esposa fazer para a ‘distinta’ lavar a roupa… Quem sabe você me ajuda a reprogramar a máquina, pois esse tal relógio analógico dá mostras de que desregulou. Grato por qualquer informação. Parabéns pelo seu trabalho, digno de ser patenteado pelas grandes fabricantes dessas ‘complicadas’ máquinas, porém, tão uteis à vida das donas e donos de casa. Forte abraço.

    Marcos Dantas

    1. Oi Marcos,

      hehe, posso ajudá-lo sim! Esses relógios adoram dar mau contato, para saber se este é o problema, basta tirá-lo da máquina e observar a carbonização como visto nas fotos acima.

      Se este é o problema, podemos replicar esta solução vista aqui, garanto que funciona! hehe

      Abraços!

  19. oi Paulo. Estou com um problema com minha maquima de lavar ela não esta soltando a agua eu gostaria de uma opinião sua de onde seria o defeito

    1. Verificou se dentro da bomba de água não caiu algum prego, parafuso ou afins?

      É muito comum uma sujeira cair na bomba de água da máquina de lavar e ela parar de sugar água por isso.
      Basta abrir e tirar o objeto, neste caso.

  20. eu tinha uma outra maquina de lavar da mesma marca e deu o mesmo defeito chamaeio tecnico de cobro e deixou pior do que era meti a mareta nela e comprei outra eu odeio estes tecnicos quase todos são desonestose

    1. Oi Araly,

      tadinha da máquina…

      É comum essa questão de eles arrumarem e voltar a gerar o mesmo problema ou ficar pior hehe.
      Se for igual a nossa máquina, o que ocorria não era culpa deles necessariamente. Como os contatos voltavam a carbonizar, era só uma questão de tempo até a máquina voltar a dar problemas. Isso inclui não sugar água as vezes, ou ficar meio “pirada” também.

      O jeito é ter paciência e desmontar a bixinha com calma, aí ela tem mais chances de sair viva da brincadeira hehe.

      Abraços

  21. Eu queria saber porque a lt60 da eletrolux não bate automaticamente, coloco ela na funão e ela não quer mais centrifugar, e como possso fazer para esvazia-la manualmente.

    1. Oi Débora,

      desculpe-me, mas como falei em outros comentários, não sou sou técnico em máquinas de lavar, então fico limitado em minhas respostas.
      Pelo que vi, sua máquina usa sistema digital já para escolha dos programas, não aplicando-se a solução vista aqui.

      Recomendo entrar em contato com uma loja especializada.

    2. Oi Débora,
      A máquina daqui de casa tem uma abertura frontal onde fica o filtro. Qdo a máquina trava e não solta a água eu abro desatarraxando e retiro toda a água por ali.

  22. bom dia, poxa voce é fera no negocio ta de parabens,gostaria se possivel me desse uma orientação como colar a tampa da brastemp digital que soltou o vidro.obrigado Abraços

  23. Olá Paulo, parabéns pelo projeto. Fiquei imprecionado. Sou tecnico em maquinas de lavar a 10 anos mas não sou um expert em computação como vc, porem adoro eletronica. Tem como vc passar o esquema de ligações desse seu projeto? EStou lhe enviando um e-mail. Caso consiga. Abraços!!!!!!!!!!

    1. Olá Israel,
      muito obrigado pelas considerações!

      Devido a urgência da execução deste projeto (oo disculpa boa hehe) na época não fiz nenhum esquema elétrico geral. Fui desenvolvendo ele diretamente na placa ilhada. Porém ele segue três conceitos simples: ligar relé, ligar um display LCD e receber dados de um botão.

      Para saber como ligar um relê, estude esta minha aula sobre acionar altas cargas com Arduino.
      Para saber como ligar um display LCD, veja nestes tutoriais como fazer.
      Por fim, para receber dados de um botão, esta aula que fiz explica facilmente isso.

      Se tiver algo mais que puder ajudar, só falar.

      Abraços

  24. oi Paulo tenho um grande problema comprei uma maqui de lavar na españa
    ela esta novinha nunca foi usado..
    hoje eu liguei ela pela primeira vez mas nao funcionou so ascende uma luz
    sera que nao funciona por que e importada o woltes e o mesmo daqui de tocantins 220 w.
    o modelo e electrolux EWF 108210 W
    por favor me diga algo?

    1. Oi Francisco,

      em quantos Volts sua máquina foi feita para trabalhar? Verificou no manual?
      Se ela foi feita para trabalhar em 220V e você colocá-la em 110V ela poderia ligar da forma estranha como descreveu ou simplesmente não ligar.

      Se for o inverso, ou seja, sua máquina trabalha em 110V e você colocá-la em 220V ela irá queimar!
      Sempre verifique o manual antes de conectar um equipamento eletrônico novo na tomada ok?

      Verifica a tensão de trabalho dela (se é 110v ou 220v) veja se está correto. Caso sim, recomendo que entre em contato com a loja qual você efetuou a compra informando o defeito.

      Abraço

  25. parabens paulo vc é o cara, vou fazer um comentario… se eu fosse um diretor, um engenheiro, uma pessoa de cargo vamos dizer assim, em uma empresa de porte eu mandaria te chamar na hora, vc é muito inteligente, mais uma vez parabens

    1. hehe, muito obrigado pelas considerações Jair!
      Pessoas como você me motivam a continuar os estudos e publicações por aqui.

      Este espaço já me rendeu alguns contatos importantes. Espero que continue assim e que você esteja certo…
      Um abraço!

  26. tenho uma maquina electrolux faz tudo de 15 kg . Ela era muito lerda para entrar agua e nao pegava todo o sabao eu nao sabia , fui olhar se estava entupida e acabei furando a peneirinha da bomba oque fasso agora me ajude e urgente . ?

    1. Taina, vc furou o filtro da válvula de entrada de água !não é prejudicial para amesma mas a queda de água fraca pode ser por ela ser ligada na água da caixa d’água e não a da rua que é mais forte ok?

    2. Olá Taina
      Esta entrada lenta da água sempre me irritou ao ponto de eu colocar 2 mangueiras direto dentro na porcaria da máquina. Hoje ela se enche em menos de um minuto! Uma mangueira vem da água da rua e outra da cx acima.

  27. amigo moro em sao paulo capital e queria fazer um curso de manintencao de maquina.os que eu achei era a distanciamas eu quero fisico.alguem sabe onde.por favor passa pra mim..braço

    1. Olá Renildo,

      peço que entre em contato com o Tarso (gleisonbelarmino@bol.com.br), ele é técnico de manutenção de máquinas de lavar e talvez possa lhe indicar locais para fazer cursos presenciais.

      Abraço

  28. paulo,
    deixa eu fazer uma pergunta, vc sabe alguma como recondicionar placas de brastemp eletronicas?
    seria uma boa

  29. Paulo,

    Parabéns cara, esse tipo de publicação descritiva é realmente muito importante e prestativa. E não só nessa área, mas em todas as outras. Afinal, criar projetos, compartilhar conhecimento e divulgar a criatividade são umas das atividades mais satisfatórias que podem existir, além do mais, é claro, quando são feitas com gosto e com paixão como no teu caso.

    Abraços.

    1. Oi Guilherme, boa noite!
      Depois de quase um ano respondo seu comentário hehe, agora sim, estou administrando com mais tempo meu blog.

      Realmente, é muito bom poder trocar ideias. Defendo aquela frase que diz que conhecimento só existe se for compartilhado.

      Obrigado pelo seu retorno.

  30. Sugestões, Vc deveria ter usado espaguete termo retratil em vez de fita isolante, usado placa virgem desenhado e corroido com percloreto ficaria bem menor e a placa mais barata, ter usado optico acopladores e triacs em vez de relé(axo q vc ja falou isso) , em vez de tarefe A , B, C… botar lavangem longa, centrifugando. a placa ficaria pelo menos 1/4 do tamalho dessa ai a poderia até colocar no proprio painel da maquina, e aquela caixa de madeira dá certo não vair estragar rapido

    1. Oi Ed,

      Concordo que uma placa desenhada e corroída teria ficado melhor (talvez não mais barato), porém como expliquei no tutorial, eu tinha muito pouco tempo para modelar o problema, construir e validar a solução. Logo, a alternativa mais fácil que encontrei foi construir diretamente na placa ilhada. Sobre os tipos de lavagem escolhi manter a configuração original da máquina que ainda funciona com tarefas A, B, C… Hoje em dia mudou isso, mas queria deixar mais fiel possível o funcionamento original da máquina. A caixa de madeira já resistiu o uso mais e um ano sem problemas, mas imagino que dentro da máquina ficaria mais elegante.

      Porém convenhamos, qual seria a graça em não ver o Arduino e os relés funcionando?

  31. Parabéns Paulo pelo projeto desenvolvido.
    Estou com o mesmo problema com relação ao timer e estou muito disposto a utilizar seu projeto, se você me permitir.
    Nas buscas por informações sobre a máquina de lavar, que é o mesmo modelo que a sua, encontrei este site http://www.slideshare.net/mhcinfo40/electrolux-lm-08completo, onde esta o manual da LM08 e LM08A, nele esta o esquema elétrico com as conexões com o timer e a carta de tempo para os programas, caso você queira atualizar seu projeto.

    Abraços

    1. Oi Orlando,

      Obrigado pelas considerações. Sobre o projeto que bom, se puder usar o meu como referência ótimo, esta é a ideia…
      Se precisar de ajuda para o projeto só avisar.

      Obrigado pelo link e boa sorte com sua máquina!

  32. Tenho uma Lavadora Eletrolux Turbo Economia 9 kg e troquei a eletrobomba pois a mesma so fazia um barulho de que estava fazendo força. Troquei td certinho porém agora ela fica ligado o tempo todo independente de qualquer coisa é só colocar na tomada. Porém o ciclo de lavagem tá normal realizando todo o processo de lavagem se puder me dizer o que devo trocar para ela voltar a funcionar.

    1. Olá Alencar,

      como costumo responder aqui nos comentários, não possuo muita experiência no ramo de máquinas além da vista aqui neste post.
      O que me parece, porém, é que o transistor que liga sua bomba de água entrou em curto, portanto fica conduzindo corrente o tempo todo.

      Recomendo levar numa assistência autorizada.

  33. Olá
    estava procurando alguem que consertasse caixa de musica e achei você. Quem sabe você não resolve meu problema?tenho uma caixinha de música e ela parou de funcionar pq oxidou onde se colocam as pilhas.Ela é linda e eu ganhei de uma grande amiga.Gostaria muito de restaurá-la. Você sabe como?Ou conhece alguém?
    grata
    Tania

    1. Oi Tania,

      Que legal, adoro caixinhas de música hehe.
      Se o problema for apenas a oxidação nos conectores da pilha, será muito simples de resolver.
      Qualquer eletrônica na cidade fará isso. Se não encontrar ninguém posso arrumar, o único custo será o transporte…

      Boa sorte!

  34. Paulo,
    Sou entusiasta em automação, eletronica, eletrotécnica, etc.
    Cara, bárbaro teu trabalho meu caro! merece os sinceros parabéns pela criatividade, e além do mais diferente de MUITOS tutoriais no mundo internet, você ficou feliz e agradece absolutamente todos os comentários, em tempo, desejo vocÊ muito sucesso nos próximos desafios! um grande abraço

    1. Oi Halisson,

      muito obrigado pelas considerações! Ter o retorno de vocês é o que me motiva a continuar mantendo o blog (apesar de ainda não dedicar-me o quanto gostaria).
      Fico feliz que gosta de automação, eletrônica e tudo mais, são coisas incríveis não é mesmo? Sempre que puder dá uma passada por aqui.

      Abraços!

  35. ola paulo vc realmente esta de parabens eu estou desesesperada pois ja nao aguento mais pagar manutençao da minha maquina eletrolux de 5kilos ela nao solta a agua e nao centrifuga afft sempre o msm problema …

  36. Adorei….a minha maquina está com esse problema…lógico que não vou me atrever a tanto, mas valeu, pois consegui identificar onde está o problema, graças a vc.
    Parabéns!!!

Leave a Reply

%d