Este texto é uma tradução livre do texto encontrado neste site: http://www.tech-faq.com/difference-between-bit-rate-and-baud-rate.html
O intuito de colocá-lo aqui é termos uma referência rápida para futuras consultas de alunos em relação à diferença de bit e baud rate.
O texto
A diferença entre Bit and Baud rate é complicada e intrelaçada. Ambos são dependentes e inter-relacionados. Mas uma explicação simples é que o Bit Rate define quantos bits de dados são transmitidos por segundo. E um Baud Rate é o número de vezes em um segundo que um sinal em um canal de comunicação muda.
Bit rate mede o número de bits de dados (que são 0’s e 1’s) transmitidos em um segundo num canal de comunicação. Por exemplo, 2400 bits por segundo, significa que 2400 zeros ou uns podem ser transmitidos em um segundo, logo abrevia-se para “bps” (bits por segundo). Caracteres individuais (como letras ou números), que são também conhecidos como bytes, nada mais são que um conjunto de 8 bits.
Baud rate é o número de vezes que um sinal em um canal de comunicação muda seu estado, ou varia. Por examplo, 2400 baud rate, significa que o canal pode mudar o estado até 2400 vezes por segundo. O termo “mudar estado” significa que ele pode variar de 0 para 1 ou de 1 para 0 até X vezes (nesse caso 2400) por segundo. Isto também refere-se ao estado atual da conexão, como voltagem, frequência ou nível de fase.
A diferença principal entre os dois é que uma mudança do estado pode transmitir um bit, ou algo mais ou menos que um bit, dependendo da técnica de modulação usada. Assim, o bit rate (bps) e baud rate (baud por segundo) tem esta relação:
bps = baud por segundo x o número de bits por baud
A técnica de modulação determina o número de bits por baud. Aqui temos dois exemplos:
Quanto a modulação FSK (Frequency Shift Keying) é usada, cada baud transmite somente um bit. Somente uma mudança no estado é requerida para enviar um bit. Assim, a taxa de bps em um modem é igual a taxa baud. Quando um baud rate de 2400 é usado, e a técnica de modulação chamada modulação por fase é usada, esta transmite 4 bits por baud. Assim:
2400 baud x 4 bits por baud = 9600 bps
Esses modems são capazes de operar em 9600 bps por segundo.
Conclusão
Espero que esse texto tenha lhe ajudado a compreender a simples diferença entre Bit e Baud rate. Isso poupa-nos um pouco de dor de cabeça.
Até a próxima!
Daria pra fazer a quantidade de bps a tecnica usada é fraquencia e tempo? quanto seria?
reescrevendo
Quanto bps daria usando a técnica no tempo e na frequencia?
Olá Paulo,
não sei se entendi sua pergunta, mas a quantia de bits por segundo (bps) depende da técnica de modulação usada. Por exemplo, a FSK seria 1bit por baud já a modulação por mudança de fase, transfere 4 bits em um baud. Multiplicando a quantia de baud pela quantia de bits por transmissão, tem-se a transferência de bits total de transmissão no meio de comunicação…
Ficou claro? Se não, por favor, volte a comentar que tento obter mais informações e exemplos.
Abraços!
You are right paulo
Obrigado, texto de fácil compreensão.
Muito legal o seu texto. Explica de uma forma simples e bastante objetiva a diferença entre bit rate e baud rate.
Abraço!
Bom texto, ajudou bastante, obrigado.
Valeu Caetana!
Antigamente se usava muito informar a capacidade de um modem pelo baud rate. Lendo aqui se percebe que depois que refinaram as técnicas de modulação tornou-se inutil saber o baud rate, se o que interessa é quantos bits podem ser transmitidos, independente da modulação.
Kara, é justamente o CONTRÁRIO. Estudar o baud rate está mais atualizado do que nunca. Eu estou estudando um módulo que abrange as redes e cheguei nesse tal de Baud rate. O bit rate tem muita relação com ele, conforme vimos. Pórem, entendemos que o bit rate abrange a transmissao de apenas 2 bites (0 e 1) ao mesmo tempo. Descobriu-se entao, que, mudando a modulação do mesmo sinal ( o baud rate) mais bites ou informações poderiam ser enviadas nesse mesmo bloco. É por isso que antigamente existia a internet discada com uma velocidade tao fraca. Com a descoberta e apalicação do baud rate, o mesmo cabo poderia transmitir muito mais. Se voces estudarem mais profundamente o baud rate, vao ver que, sem ele, nao existiria a DTV, ou tv digital que transmite o sinal da emissora via meios digitais.
You are right