Irei, brevemente, explicar aqui minha experiência com doação de sangue. Tirar algumas dúvidas comuns e mostrar que o processo é tão simples e indolor, que não há motivo para deixarmos de fazer nossa parte como cidadãos.
Faz muito tempo que queria fazer este post sobre doação de sangue, um assunto muito importante e que me prolonguei devido minha distância com o blog, uma vez que tenho dedicado muito tempo a minha empresa. Mas agora, finalmente aqui estou eu.
Por que doar sangue?
Por um motivo óbvio: ajudar outras pessoas que precisam. Temos pouco costume em contribuir com a sociedade, e essa crítica vale para mim também. Doar sangue, faz parte do cidadão que quero me tornar, pois assim, estou ajudando a sociedade viver melhor, oferecendo condições para pessoas que precisam de um recurso escasso o tenham.
Doar sangue nos faz sentir bem, podemos salvar até 4 vidas com esse simples gesto!
Quais são os números?
Segundo o ministério da saúde, menos de 2% dos Brasileiros doam sangue. 2% imagine. Agora reflita, quantas pessoas você conhece que doam sangue regularmente, ou apenas por doar, não quando alguém próximo precisa?
Infelizmente esse número ainda não é suficiente, precisaríamos apenas de 3% para que os bancos de sangue estivessem em um nível ideal.
Movimentos de doação de sangue, medula e cabelo
Além de sangue, podemos doar medula óssea e cabelo. Também sou cadastrado para doação na medula óssea, o que é mais difícil de ocorrer, mas se der certo, terei a oportunidade de salvar de forma ainda mais direta a vida de uma pessoa!
Felizmente existem muitos movimentos na internet para doação. Admiro muito o canal Jovem Nerd, por fazer campanha para doação de sangue, medula e cabelo, conheça mais aqui.
Para quem pode, também é possível doar cabelo, para ser usado por crianças e mulheres durante um tratamento de câncer. Para um homem que pode ser visto como estiloso ou poderoso, ficar careca é difícil, tente imaginar como é para uma mulher, onde o cabelo está intimamente ligado à sua autoestima.
Conheça mais sobre doação de cabelo no Hospital do câncer, é muito fácil, basta cortar seu cabelo, e enviar via correio! Confira aqui.
Profissionalismo na doação de sangue
Todas as 4 doações que fiz, foram no hemocentro de Joaçaba. É impressionante como sempre fui bem atendido e o tratamento especial que nos dão. Fazem você realmente se sentir um herói hehe.
Costumo pensar que o banheiro de um lugar diz muito sobre ele, não foi diferente no hemocentro. Banheiro impecável, ambiente todo organizado, padrões bem definidos para doação, metodologia do começo ao fim muito bem aplicada o que nos faz ver como são profissionais os trabalhadores de lá e como é seguro para quem está doando.
Família doadora
Aqui em casa, sempre vimos o pai fazendo doações de sangue, o que nos motivou a também começar :)
Minha mana mais nova também doa :)
Olha eu aí:
Alguns mitos na doação de sangue
Afina o sangue: Não cara, seu sangue vai ficar de boa.
Tem que doar a vida toda: Também não, você pode doar 4 vezes ao ano se for homem ou 3 se for mulher. Pode parar a qualquer momento.
Com tatuagem, não posso doar: Pode sim, basta esperar 6 meses após a tatuagem ter sido feita.
Albuns prérequistos básicos para doar sangue
- Durma bem na noite anterior;
- Alimente-se muito bem no dia da doação;
- Não tome bebida alcoólica 24 horas antes da doação;
- De preferência não use nenhum remédio 1 semana antes (existem exceções que não afetam a doação que você poderá conversar com a médica responsável antes da doação).
Mais informações
Existe muito material disponível na internet para você se informar e ver como é simples doar sangue. Algumas dicas importantes sobre restrições e boas práticas, você encontra aqui.
Achei também essa reportagem interessante do bem estar que fala sobre hemofilia e entre outras coisas sobre doação de sangue.
Outros links que podem ser úteis:
http://www.brasil.gov.br/eu-vou/ministerio-da-saude-alerta-que-apenas-1-9-da-populacao-e-doadora-de-sangue
http://www.beachco.com.br/v2/comportamento/sangue-e-esperanca-de-vida-para-quem-precisa.html
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/11475-uma-unica-doacao-de-sangue-pode-salvar-ate-quatro-vidas