Por que participar de eventos de programação como o TDC?

Participei esta semana em mais uma edição do TDC (The Developers Converence), a conferência dos desenvolvedores no Brasil, e gostaria de compartilhar aqui um pouco da experiência que tive e o motivo pelo qual acho tão importante nosso contato com este tipo de evento.

A realidade da programação no interior de Santa Catarina (Videira)

Sabemos que a tecnologia do mundo sempre chega mais tarde aqui no Brasil, e que no interior dos estados leva mais tempo ainda para isso acontecer. Aqui em Videira, não conheço nenhuma empresa que implemente por exemplo, métodos ágeis em sua cultura. Vemos ainda na faculdade o modelo em casata de desenvolvimento, como sendo algo normal e aplicável!

Mas como mudar esta realidade?

Uma maneira de contornar nosso “déficit” tecnológico é participar de eventos que ocorrem em todo país, em busca de conhecimento, experiências e contatos com pessoas que fazem a coisa acontecer, e este é o motivo pelo qual participo à 4 anos do TDC.

A constante é a mudança

Nosso principal objetivo lá é conhecer o que de melhor outros desenvolvedores de software estão aplicando em seu negócio, e como estão conseguindo agregar valor ao seu trabalho.

A única certeza que vemos lá é que o mundo tecnológico está em constante mudança, e em cada grande programador o que se vê é a vontade de evoluir, de motivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Por que desenvolver software é gostoso?

Em outras edições do TDC, quando questionado em como mensurar o custo de um software, um grande programador disse: “não fazemos canetas”.

Isso era, até então, algo estranho para mim. Software é um produto de alto nível, resultado da motivação das pessoas que o constroem. Um mesmo software feito pela mesma equipe para um outro cliente, sempre vai ficar diferente. Entre a criação de um e outro, a tecnologia evoluiu, novos conceitos foram aplicados, a equipe já não é mais a mesma.

Desenvolvimento de software de alto nível requer profissionais dispostos a aceitar que todo dia devem repensar o modo que os leva a fazer o que fazem, o porquê de cada ação. Requer pessoas abertas a mudança, dispostas a evoluir como pessoas e consequentemente como profissionais!

Contato com empresas e profissionais mais experientes

Uma máxima desses eventos é o networking que podemos formar, afinal, ali estão presente muitos dos melhores profissionais do país, falando sobre o que lhes motiva, como fazem tudo acontecer, seus erros e fracassos.

“Erre o mais rápido possível” eles defendem. Só errando evoluímos, então quanto mais errarmos e mais rápido isso acontecer, mais conhecimento vamos acumular. A regra é, erre sem medo, erre rápido!

Rever amigos e nos divertir

Depois que saímos da faculdade é comum cada um tomar seu rumo, e as amizades se distanciam um pouco. Eventos como este são ótimas oportunidades para convidar aquele amigo que você não via a algum tempo e jutos compartilhar esta incrível experiência de ficar 4 dias respirando programação. De quebra dá pra tomar um banho (nem que seja gelado hehe) na praia entre um dia e outro do evento.

E aqui estamos nós :)

galera no TDC 2014

Alguns amigos que foram no TDC. Da esquerda para direita: Natan, Leonardo, Eu, Eduardo, Julian, Marlon, Herculano e Cristovão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *