Desenvolvimento de jogos com Javascript e HTML5

Introdução

Aprender a programar pode ser divertido, mas tudo depende de como você é apresentado à este mundo. Nas faculdades normalmente nosso primeiro contato com programação se dá através de linguagens como C/C++.

O problema de introduzir um aluno, que nunca viu programação, diretamente em uma linguagem de médio nível como C é que ele pode frustrar-se pela dificuldade em conseguir criar algo a partir do nada.

Cada vez mais tenho certeza de que o ensino de qualquer área (inclusive desenvolvimento de software) deve ser algo lúdico, ou seja, divertido e que gere prazer a quem está aprendendo.

Aprendendo a programar com desenvolvimento de jogos em javascript

Quem nunca passou horas se divertindo em um game que capturou sua atenção e o fez insistir em uma fase quase impossível de passar? Nossa geração desde cedo teve contato com jogos e cada vez mais esta indústria cresce.

Portanto vejo que iniciar no mundo da programação com desenvolvimento de jogos pode ser divertido e preparar o aluno à um mundo comercial onde futuramente possa ganhar dinheiro com este conhecimento.

Novos sistemas também são desenvolvidos com HTML5 e javascript. Aliás, javascript é hoje uma das linguagens mais utilizadas no mundo.

Com um conhecimento intermediário de javascript e uma engine HTML5, o limite para criação de um jogo será sua imaginação!

super-mario-world-wallpaper

Por que usar HTML5?

Resumindo, um game feito em HTML5 irá rodar em qualquer dispositivo, como computador, tablets e celulares.

Produza uma vez, e rode em qualquer lugar!

html5 é multiplataforma!

html5 é multiplataforma!

O que é uma Engine?

Engine (ou motor de jogo) é um conjunto de códigos que executam todos os cálculos básicos para que um ambiente de jogo funcione.

Por exemplo, ao criar um jogador e um bloco de pedra, a engine é responsável por detectar se o jogador, ao se mover, bateu no bloco de pedra. Em um jogo de tiros, a engine é responsável por calcular a rota da bala e identificar se ela atingiu ou não o oponente.

Em resumo, a Engine tira do desenvolvedor todo o trabalho árduo de cálculos para que a física do jogo exista. Por exemplo no Phaser, definimos um jogador, seus inimigos e informamos à engine o que fazer quando os inimigos baterem no jogador, simples assim!

Engine game

Engines para desenvolvimento de jogos com javascript

Existem dezenas de engines para desenvolvimento de jogos em javascript com HTML5. Algumas pagas e outras gratuitas. Neste site você pode encontrar várias delas e ver sua popularidade.

Usaremos aqui a engine Phaser

Por que Phaser?

Phaser é uma engine para desenvolvimento de jogos em 2D free e open source. Seu projeto é hospedado no github.

Analisando as mudanças feitas, este framework tem recebido diversas atualizações recentes, o que mostra que o projeto está forte e em contínua melhora.

Aqui podemos ver alguns exemplos do que esta engine faz. Veja a sessão games para ver os jogos já feitos como este.

Este site contém também vários exemplos de uso das funções do phaser.

Todo conhecimento usado para criar este tutoriais veio do link de exemplos postado acima, lá você verá as inúmeras possibilidades de criação de jogos usando phaser.

logo

O que vem pela frente?

Nos próximo post, vou mostrar como começar a desenvolver jogos usando o Phaser, e veremos o quão divertido isso pode ser! Até logo.

Comments

  1. By Marcos Aurelio

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *