Parte 12 – Finalização do projeto com o Mundo Senai 2014

Este é o último capítulo da série de construção de jogos com html5 e phaser. Aqui vou demonstrar o resultado de um semestre de ensino e estudos onde ministrei aulas de desenvolvimento de jogos usando os materiais postados aqui no blog.

Um pouco sobre o projeto

Sou professor no Senai a cerca de um ano, e lá tive a oportuinidade neste último semestre de ministrar aula de desenvolvimento de jogos, na matéria de “Tendências e Demandas Tecnológicas”. Ora, nada mais justo que falar de programação, javascript e html5 quando se fala de tendências/realidade do mercado atual de software, que é uma demanda imensa no mundo da informática.

Felizmente obtive bastante espaço no Senai de Videira, graças a meus superiores, Inês Bavaresco, Leandro Hupalo e Marcelo Ramos Filho, que apoiaram minha ideia de trazer o desenvolvimento de games para sala de aula.

Fizemos, com demais professores, então um projeto para o Mundo Senai 2014.

O Mundo Senai

Um projeto maravilhoso, estilo aquelas feiras de ciências que adorávamos na escola, mas aqui com muita infraestrutura e condições de desenvolver ideias maravilhosas. Se você que está lendo este post, conhece alguma escola Senai na sua região, não deixe de visitar o evento, que ocorre uma vez por ano, no final do último semestre.

Gostaria que esse evento ocorresse duas vezes ao ano, pois é impressionante a dedicação e motivação dos alunos quando se trata de mostrar seu trabalho, mostrar à comunidade o que estão fazendo ali. Abaixo vou mostrar algumas fotos que tirei do evento este ano.

Apresentação do nosso jogo no Mundo Senai 2014

Minha turma apresentou o desenvolvimento de jogos usando a biblioteca phaser. O nome do projeto foi o “Game js”, com direito a camiseta e cartões de visita! Aqui quero parabenizar em especial o aluno Lucas Lanferdini Christ pela iniciativa e organização em fazer as camisetas que usamos e os 300 cartões de visitas que distribuimos aos participantes do evento.

IMG_20141214_155215 IMG_20141214_154805

Cada aluno desenvolveu o seu jogo baseado nas aulas que tivemos. O resultado de tudo isso foi um ambiente de jogos contendo o jogo de cada aluno e a possibilidade de jogá-lo de qualquer lugar do mundo, bastando ter internet.

Interface de jogo criada para o mundo senai 2014

Interface de jogo criada para o mundo senai 2014

Conhecendo os jogos

Todos os jogos desenvolvidos pelos alunos estão hospedados e disponíveis para serem acessados de qualquer lugar. Convido você a conhecê-los acessando o link abaixo. Desafi-o a passar uma única fase hehehe.

http://gamejs.sytes.net

Parabenização à turma Técnico de Informática 2013 – 2014 Senai

Meus alunos foram incríveis, lancei o desafio e eles mataram no peito. Se empenharam muito e criaram jogos legais – e muito difíceis! – em menos de 6 meses de trabalho, tendo apenas uma noite por semana para desenvolvimento.

A preparação para o Mundo Senai foi muito divertida, assim como o processo de criação dos jogos. Montamos uma estrutura com 5 computadores clientes e um servidor que hospedou o jogo. Tudo com cabeamento estruturado montado e depois apresentado por eles.

Algumas fotos do processo de preparação você confere abaixo.

Fotos adicionais do Mundo Senai 2014

Segue abaixo mais fotos do mundo senai 2014, alunos, se está vendo este post e possui alguma foto, me envie que terei o maior prazer em colocá-la aqui também :)

Mais fotos e a página oficial do Senai de Videira, você acessa aqui no Facebook.

Reflexão final

Ser professor é uma das coisas que mais me deixa feliz, os alunos tem a capacidade de renovar em mim a energia de viver e continuar estudando coisas novas. Eles são uma fonte de inspiração incrível, e a troca de conhecimento e experiências faz de cada turma, única.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *