Instalando Arduino no Windows 7

Quando se deseja começar a trabalhar com Arduino não há muito segredo. Tudo que você precisa (em relação à hardware) é de um Arduino Duemilanove (uma versão de baixo custo) com um cabo USB. Feito isso basta instalar os drivers e a IDE (qual será seu ambiente de desenvolvimento) e então começar a rodar os exemplos.

Os drivers nada mais são que simples programas de computador responsáveis por fazerem a comunicação entre o Arduino (neste caso) e seu computador. Mais especificamente, o Arduino Duemilanove possui um chip de comunicação com o computador que se chama FT232RL. O driver para a instalação deste chipset se encontra na pasta drivers dentro da pasta do Arduino que você irá baixar no site oficial (arduino.cc), já baixe a versão zip para windows.

Instalação dos Drivers

Para fazer a instalação do Arduino no Windows 7, siga os seguintes passos:

1 – Ao conectar o Arduino, verifique que o windows não consegue instalar os drivers automaticamente
2 – Acesse as propriedades do ícone Computador
3 – Entre no Gerenciador de Dispositivos
4 – Clique com o botão direito sobre o dispositivo FT232R USB UART e acesse suas propriedades
5 – Escolha a opção ‘Procurar software de driver no computador’
6 – Baixe e descompacte o arquivo Driver FT232RL windows.zip
7 – Voltando à instalação, clique em procurar e navegue até a pasta descompactada.
8 – Aguarde a instalação
9 – Verifique se instalou corretamente
10 – Voltando ao Gerenciador de Dispositivos do windows, perecebe-se mais um driver à instalar. Repita o processo com esse dispositivo.
11 – Verifique que agora temos uma conexão serial via USB com o nome COM3

Update 27-01-13 – Driver para Arduino UNO, e MEGA

O Arduino UNO e Mega (originais) não usam o controlador FT232RL para se comunicar com o PC via USB. Em vez disso, usam um ATMEGA8 mudando então o driver correto a ser usado.
Portanto, se você tem o Arduino UNO, ou MEGA, no passo 7 deste tutorial em vez de selecionar a pasta dos drivers da FTDI, selecione a pasta chamada drivers que está dentro da pasta que você baixa da própria IDE do Arduino.

Reforçando: Ao baixar a IDE do Arduino (pacote com mais de 80MB), e depois de descompactá-la, dentro desta pasta terá uma pasta chamada drivers. Esta será a pasta usada no passo 7 deste tutorial para quem tem a versão UNO ou MEGA do Arduino ok?

Instalação da IDE

Uma vez instalado o hardware do Arduino, o próximo passo é baixar a IDE (Integrated Development Environment). Essa IDE irá facilitar todo o processo de codificação do software e envio para o microcontrolador. Para tanto, apenas siga os seguintes passos:

12 – Acesse o site do Arduino, na sessão de downloads, selecione Windows
13 – Descompacte e depois clique no programa de execução
14 – Bem vindo à IDE do Arduino

Rodando o programa de exemplo Blink

Como visto, instalar a IDE nada mais é que baixá-la e descompactá-la. Recomendo que você crie um atalho na área de trabalho ou na barra de ferramentas para ter um acesso mais rápido à ela.
Os passos a seguir descrevem o processo de teste do Arduino, uma vez que o ambiente já está pronto. É imprescindível que você cuide da porta de comunicação que está usando e também, claro do modelo da sua placa, selecionado na IDE. Se não fizer isso correto, simplesmente não funciona!

Siga agora os passos:

15 – No menu File, examples, dentro de basics, abra o programa Blink
16 – Clique na seta para direita (Upload) para enviar o programa ao Arduino
17 – Se solicitado, selecione a porta de comunicação correta
18 – Se não solicitado, acesse o menu Tools, Serial Port, e depois COM3. Repare que COM3 é o número do dispositivo visto no Gerenciador de Dispositivos
19 – Aguarde a compilação…
20 – Você receberá um erro de sincronização stk500_getsync() not in sync. Isso ocorreu pois falta selecionar a placa correta
21 – No menu Tools, Board, selecione o Arduino Duemilanove Atmega328
22 – Clique novamente em Upload e aguarde o processo
23 – Por fim, você deverá receber a mensagem “Done Uploading”

Conclusão

Começar a trabalhar com Arduino é muito fácil, difícil será você olhar para algum produto tecnológico e não imaginá-lo funcionando com Arduino!

91 Comments

  1. Olá colega, será que poderia me ajudar ?
    Comprei um arduino do RLRobotics compativel com o Uno.
    Mas não estou conseguindo instalar os drivers no Windows 7
    Mesmo instalando na mão, quando aparece no Gerenciador de Hardware, ele só aparece o USB Serial Converte.
    Grato

    1. Olá Augusto,

      para o Arduino Uno existe uma variação do driver a ser usado, visto que ele utiliza o chip mega8u2 para fazer a comunicação com o computador, diferente das outras versões que utilizam o FT232rl da FTDI.

      Seguindo o manual fornecido no site, o único passo que irá mudar é selecionar o driver correto para instalar. Em vez de usar aquele que forneço aqui no site, dentro da pasta “Drivers”, que está dentro dos arquivos que você descompactou quando baixou a IDE, você encontrará os drivers corretos, nesta pasta tem um arquivo chamado “ArduinoUNO.inf” e é esse arquivo que você precisa selecionar ao fazer a instalação manual dos drivers para o Arduino Uno ok?

      Faça os testes e passe aqui para informar se funcionou.

      Abraços!

  2. Obrigado pelo retorno…
    Depois de 3 horas, consegui instalar…
    Consegui escolhendo o drive para o Uno R3 !!!
    Obrigado e agora é aprender….
    Abraços…

  3. Obrigado pelo artigo,
    mas agora que tá funcionando,
    fiquei com uma dúvida:

    Uso o win seven 64,
    quando quero desconectar o arduino da USB,
    como eu ejeto o dispositivo com segurança se ele não aparece em lugar nenhum?

    1. Oi Carlos,

      Alguns dispositivos não precisam ser “removidos com segurança”. Segundo o baixaki, dispositivos que não usam memória RAM, veja mais aqui. Então, assim como o teclado ou mouse o Arduino pode ser removido sem usar esta opção, pois o que o conecta ao PC é um conversor serial USB comum.

      1. Professor gostaria que oSr. me tirasse uma duvida sobre o Arduino UNO
        da china ou italia. Não consigo instalar o drive no Win 7 star, ultimate..
        sigo todos os passos de instalação mas o ind não consegue instalar. Gostaria de saber o qua está aconetcendo será porque estou 32 bit ou ele so funciona em 64 bits?

          1. diz que o windos encontrou o software mas deu um erro e não consegue instalar. erro(10) outras vezes erro(43) e não conclui a instalação. Já comprei dois arduino mas não instala ja testei no wind 7 ultmate mas não instala acho que perdi o dinheiro e a nota no curso tecnico de infomatica. Vc não tem algum Arduino que está funcionando no wind 7 start, pra me vender? Ou tem um drive que funcione pra me enviar por e-mail? Só aquela pasta do drive?

          2. Então Jorge, qual pasta você está usando para instalar os drivers?
            Lembre-se que nas novas versões do Arduino, a pasta correta é a drivers dentro do arquivo que você extrai direto do site oficial. Dentro desta pasta terá outra chamada ftdi, esta é somente para versões antigas do Arduino.

            Acredito que seus arduinos não estão com problemas, pode ser também o cabo usb, isso é bem comum.

  4. oi Paulo,,,
    viu, tentei instala o driver no meu pc mas ele nao localiza o driver,,,,
    mas o meu é windows vista tem algum problema ou da pra instala igual o windows 7.

  5. comprar o cartão e instalar os drivers, mas quando eu carregar os programas que eu recebo este erro:
    avrdude: stk500_getsync (): não em sincronia: resp = 0 × 00.
    como eu posso consertar.

  6. Olá, comprei um mega2560 e tentei instalar no win7 64, porém apesar do primeiro erro como descrito acontecer no G de dispositivo ele não aparece nem como desconhecido nem como qualquer outra coisa, assim não consigo prosseguir com a instalação, sabe o que pode ser?

  7. Ola tenho um arduino Leonardo, que funcionava mto bem,mas agora só da ses positivo com mal funcionamento,qndo conector ou deserto ele ate aparece no gerenciador, mas quando o led L para de piscar ele da desconhecido,já tentei outros drives ,outro PC de tudo e nada,meu Windows e XP,já tentei tmbm no w7 e nada,por favor me ajudem,e Deus abençoe.

  8. Fala Paulo!

    Cara, pude assistir a sua apresentação do TCC e gostei bastante! Comecei a estudar o arduino tem poucos meses, e graças a ele passei a odiar menos eletronica (comecei a odiar no ensino medio).. rs

    Mas como nao gosto de ficar apenas na teoria, adquiri logo minha placa e fui avançando e comprando os componentes a medida que fosse necessario..

    Hoje posso dizer que estou com as lampadas da sala de minha casa automatizadas (ligando e desligando tanto via interruptor qnto pelo pc), e como nao “explodiu nada” (segundo meu pai, rs), pretendo expandir para o resto da casa assim que tiver mais tempo! :)

    Gostei tambem bastante do projeto da maquina de lavar.. Por mais que aquele painel tenha ficado estranho pra quem olhe, somente um estudante ou entendedor da area pode ver e admirar o belo trabalho, hahahaha

    Parabens mais uma vez! Espero poder em breve tirar algumas duvidas com vc!

    1. Oi Marcelo,
      que bom que assistiu a apresentação, e que gostou do post da máquina de lavar. Obrigado pelo retorno!

      É isso aí, o Arduino ajuda-nos a brincar com a eletrônica, facilitando tudo!
      E meus parabéns pelo projeto na sua casa, isso é muito incrível!

      Estarei sempre disponível para eventuais dúvidas e ajudarei se possível.

      Já lhe adicionei no facebook aí mantemos contato.
      Abraços!

  9. por tres horas me debati para instalar o driver do UNO em windows 7, fui pra internet buscar e:
    no site da arduino, link
    http://arduino.cc/en/main/software
    cliquei em +windows com o uno plugado na USB fui ao gerenciador apareceu o UNO, cliquei com direito e mandei atualizar, manual, não pode ser no automatico, indiquei a pasta descompactada que havia baixado,clicando com o direito nela e dando OK, e, e, e, funcionouuuuuuuu, viva.

  10. oi paulo esse tutorial serve para corrigir erro de reconhecimento.
    O meu pc não reconhece o cabo usb\sata ele diz: Software do drive não foi instalado com êxodo nao sei o que fazer para ele reconhecer. Me ajuda

    1. Oi Tamara,

      este erro de reconhecimento que você fala, deve ser o padrão do windows ao detectar um dispositivo que
      não possui o driver para instalar…

      Tentou seguir o tutorial passo a passo (iniciando pelo gerenciador de dispositivos)?

      Qual sua dificuldade exatamente?

  11. Olá, eu não consigo passar do item 7, ele não encontra o driver ” O windolws não pode localizar o software dedrive parao dispositivo” , descompactei e fiz conforme os passos acima, mas não deu certo, o que fazer, eu utilizo o windows 7, 64 bits e arduino uno rev3, grato

    1. Olá João,

      desculpe-me pela demora, espero que já tenha resolvido.
      Fiz uma atualização no post em relação a este detalhe. Sua dúvida é a mesma do Augusto, que também precisou instalar o Uno R3 e teve dificuldades.
      Basicamente no passo 7, em vez de você usar a pasta de drivers da FTDI, use a pasta de drivers contida na própria IDE do Arduino.

      Bons estudos!

    1. Olá Laís,

      quando você pluga ele no seu computador, dentro do Gerenciador de dispositivos, não aparece nada em exclamação?

      Ou melhor, ao conectar você fez a instalação do Arduino em algum momento?

      Às vezes aparece COM4, COM5 e assim por diante, depende muito de que itens que você já adicionou em uma USB (diferentes Arduinos irão ocupar portas com nomes diferentes)

    2. Na minha instalação só aparece o COM1.

      Quando faço o upload aparec isso e a segunda linha esta com a cor vermelha:
      ( Binary sketch size: 1.084 bytes (of a 32.256 byte maximum)
      avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00 )

  12. Olá! O IDE só roda após a conexão do arduino? não possuo a placa ainda, mas gostaria de utilizar o IDE apenas para gerar os códigos em hexa para então utilizá-lo em simulações no proteus, mas baixei o IDE, clico no arquivo executavel e nada acontece… é possível fazer isso que estou querendo? obrigada!

  13. Cara…após fazer o primeiro teste do arduino com o sketch Blink….como posso fazer como que ele pare de executar…tipo….voltar a ficar como se nada tivesse programado…apenas oled que indica ele ligado???….parabéns pelo site…abraço.

  14. Olá, Paulo.
    Tenho Arduinos Uno e Duemilanove. Tinha ambos instalados no Win7, funcionando perfeitamente. Fiz um upgrade para Win8 e agora não consigo mais instalar. Aliás, tentei também na empresa, que roda Win7 e também não consigo. Tentei por várias vezes, horas e horas, tentei todos os caminhos. Nesse momento, o computador (Win7) reconhece o hard como um dispositivo USB e não me deixa instalar drive nenhum. Continua dando “disposito (USB) desconhecido”. Já passei por todas essas situações descritas. Pode me ajudar?
    Um forte abraço,
    Paulo

  15. oi paulo, estou o Uno R3, e estã dando o erro “avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x30”
    já fiz a instalacao dos drives corretamente, a placa é reconhecida na COM3. Na IDE está selecioando Arduino UNO, Serial Port COM3 e Programmer USBtinyISP. tenho outro UNO, uma Duemilenove que funcionam normalmente.
    Mas o UNO R3 funciona no Windows XP. tem alguma dica? obrigado

    1. Oi Guilherme,

      se o Arduino está sendo reconhecido como COM3 significa que a placa está ok, mas não necessariamente que o microcontrolador esteja funcionando.
      Como você tem outros arduinos, tente trocar o microcontrolador de placa e faça o upload para testar.

      Pode acontecer, por exemplo, de seu microcontrolador estar gravado com outro bootloader que não o UNO. Para testar, apenas envie o sketch como se
      fosse um Arduino Duemilanove.

  16. Ola Pessoal, sera que alguem sabe onde posso conseguir um cabo usb para arduino duemilanove? Eh que eu estou fora de casa, estou em Curitiba com meu arduino mas esqueci o cabo usb…

  17. olá paulo

    Estou com um ligeiro problema, quando ligo o meu arduino por cabo USB ao eu PC, não identifica o arduino, mas a unica luz que fica acesa é a do on, ja tentei reinstalar tudo os drivers mais não deu tbm. Podes me ajudar ??
    um abraço :)

  18. boa noite meu arduino estava normal eu colocava ele na rede e funcionava , tentei colocar ele numa rede externa ,ai parou nao funciona na minha rede testei no pc do meu filho ele esta ok no meu nao ,apaguei tudo so deixei ele para funcionar na minha rede e nao funciona o que eu faço

    1. Oi Jose,
      se entendi você usava normalmente em seu pc e após usar o Arduino em outro pc ele parou de funcionar no seu, certo?
      Se for isso, abra o gerenciador de dispositivos do windows, procure em portas COM e LPT. Veja se tem algum ítem com ponto de exclamação em cima.

      Aguardo retorno

  19. Olá Paulo.
    Estou tentando instalar o Arduino (UNO Rev 3) em meu PC (Windows 7 64)mas sem sucesso.
    Quando conecto em qualquer porta USB, faz aquele som da conexão, mas nem se quer aparece a mensagem de dispositivo não reconhecido. Não consigo achá-lo pelo gerenciados de dispositivos.
    Outra coisa, é que pode ser impressão minha, mas é que o led amarelo/laranja dele fica piscando bem rápido. Por um video tutorial que eu vi, nessa etapa, ele deveria estar piscando mais pausadamente.
    Alguma sugestão? =/

    1. Para complementar. Quando o Arduino está conectado, não aparece “Outros dispositivos”, mas aparece “Portas (COM e LPT) > Arduino UNO (COM5)”

      1. Opa, acabei de ver.

        Ok, é isso mesmo. Estas novas versões do arduino aparece o nome certinho. Agora mande instalar e selecione a basta drivers (que está dentro da pasta arduino descompactada que você baixou no site oficial).

        Bons estudos!

  20. Paulo Marcos ! Fiquei muito impressionado com o poder que essa pequena placa tem. Mas gostaria muito de poder sempre estar em contato com voce para que eu possa entender mais na parte de programação. E claro gostaria de sua ajuda se possivel ! E sobre o TUTO (Tutorial), esta excelente !

    Espero resposta no e-mail.
    Agradeço desde já.
    Att, Lucas Rodrigues

  21. E aí Lucas blz já configurei a porta serial de maneira que aparece até o nome do do arduino porém quando faço upload ele pisca 3 vezes o led rx e retorna a mensagem de erro AVRDUDE:stk500-getsync: not sync: resp=0x00 poderia ser por eu ter instalado uma versão 32bits e o meu SO é 64
    desde já agradeço!

  22. Olá Paulo
    Fiz todos os passos que vc explicou, mas ao selecionar a pasta dos drivers da FTDI pra atualizar o driver ele não acha… Possuo um arduino nano… Obrigado

  23. Paulo, há muito venho “apanhando” do meu arduino e não tenho obtido êxito. Consegui, em parte instalar o mesmo e aparece a mensagem em vermelho: -avrdude: stk 500_ … e o resto vç já sabe. Interessante é que aparece o “Done uploading. Como resolverei este problema? Conto com você. Grato.

  24. Paulo, o meu arduino , na verdade um DccELE DCcduino uno, quando faço a conexão, dele com o computador(Windows 7,) dá erro, e não aparece a serial port pra modificar, oq eu faço?

  25. Ola paulo, a minha placa arduino mega 2560, quando conecto ela no Windows 7 diz que não foi reconhecido e que também houve um mal funcionamento, ai vou fazer como voce ensinou no “GERENCIAMENTO DE DESPOSITOVOS” para instalar, mas ela não aperece em outros dispositivos e sim em CONTROLADORES DE USB, e não mostra o nome da placa, apenas ” UNKNOWN DEVICE”, tento instalar da mesma forma mas não reconhece, você pode me ajudar? Desde já Agradeço!

  26. Conseguir baixar o arduino uma vez com sucesso acabei ligando ela no plug errado liguei no meu not enfim queimou-lhes comprei outra mas não está reconhecendo

  27. Amigo me da uma ajuda, Eu instalei o arduino nano no win7 .Ele funcioma mas demora muito na copilaçao do arquivo para o arduino. O Que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *