Como visto no post anterior, o projeto e construção física do primeiro robô, durou um dia apenas. Foi algo bastante rápido, pois eu estava com pressa e queria logo ver o bichinho sair andando por aí. Logo, não desenvolvi nenhum projeto, foi tudo sendo projetado e desenvolvido ao mesmo tempo. Salve salve cola quente! hehe.
A versão 2.0
Para os filhotes do robô, o professor Diocir Loof, sugeriu trocarmos a base de CD por algo mais resistente: fenolite. Gostei muito da ideia, pois como ele mesmo disse, abriria novas possibilidades, aumentando o projeto e o deixando mais robusto.
Sentamos numa manhã de quarta-feira e em uma hora discutimos e fizemos o primeiro esboço (no quadro, como visto nas fotos abaixo) do circuito elétrico para esta placa. Definimos um tamanho de 12cm x 8cm, adicionamos dois LEDs ao projeto original, e por fim, trocamos a “terceira roda” por uma roda mais eficaz que a do robô roginal (a qual ficava raspando no chão em vez de rodar).
A placa de circuito impresso
Foi então na tarde desta mesma quarta-feira que passei nosso circuito (antes desenhado em papel e verificado no quadro) para um programa CAD. O programa escolhido foi o Fritzing, excelente programa para prototipação de projetos envolvendo Arduino.
Arquivos e código fonte
Deixo aqui aberto todos os arquivos gerados pelo software, inclusive o código fonte para quem quiser obter o projeto e melhorá-lo.
Para imprimir o arquivo e fazer seu robô, use este arquivo em PDF.
Caso queira alterar o projeto original, para ser aberto com o programa Fritzing, baixe aqui: [wpdm_file id=4]
Melhorias futuras
Entre as melhorias previstas no projeto podemos citar, por exemplo, o desenvolvimento de um circuito que suporte o uso do chip do Arduino (o microcontrolador Atmega 328) sem toda a placa que o acompanha, reduzindo assim o custo do projeto e permitindo que na mesma placa sejam adicionados sensores e outras funcionalidades.
Neste projeto será necessário adicionar regulador de tensão, capacitores, e o oscilador para o funcionamento do microcontrolador.
Se você tem interesse em melhorar esse projeto, seja bem vindo, ele é open source hardware e software. Se quiser contribuir, basta mandar-me as melhorias que insiro aqui no blog, com as devidas credenciais é claro. Faremos assim esse projeto evoluir e crescer!
Agradecimentos
Obrigado professor Diocir Loof, pela ideia, e ajuda na construção desta nova versão do robô seguidor de luz. Agora ele está mais robusto e permitimos assim sua fácil produção em massa.
fotos hehe
Em breve, em breve!
ok ok …..
Quero ver a versão 2.0
Oi Roger,
aos poucos estou publicando todos os resultados.
Veja aqui a parte 4 desta saga.
Abraço!
como criar um robo com arduino
Oi Wenis, em breve trarei mais post desta série mostrando a continuação.
Você já comprou os componentes?
Prezado Paulo Trentin,
Estou providenciando o material de baixo custo para a construção de Robô Seguidor de Luz como você mencionou no seu post. Gostaria muito de sua ajuda para executar o projeto. Com arquivos mostrando passo a passo ou mesmo um vídeo em que você faz a montagem. Se puder me ajudar ficaria muito grato.
Obrigado pela atenção!
Oi Dayvid, estou com pouco tempo agora e por isso não dei continuidade a este projeto aqui no blog.
Posso lhe ofercer ajuda, na medida do possível, respondendo suas dúvidas.
O segredo é ligar 2 sevomotores e 3 sensores LDR no Arduino. À partir daí você tem todo o hardware, basta montar em uma plataforma e se divertir com a programação!